SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO – DOT-P e Professores SAP
11.03.2009
OBJETIVOS:
1. Refletir sobre aspectos presentes na Portaria de SAP.
2. Discutir critérios de atendimento e de agrupamento dos alunos para SAP.
3. Refletir sobre a sondagem inicial dos alunos encaminhados para a SAP
CONTEÚDOS:
· Portaria SAP
· Sondagem
ATIVIDADE 1: Leitura pelo formador
Rowling. J.K. Contos de Beedle, o Bardo. Rio de Janeiro, Rocco, 2008.
ATIVIDADE 2: Apresentação
Apresentação dos Professores novos
ATIVIDADE 3: Contrato Didático para as formações
· Pontualidade
· Assiduidade
· Registro profissional
· Entrega de tarefas
· Registro de atividades
ATIVIDADE 4: Levantamento das necessidades do grupo
· Responda:
Que questão você gostaria de ver respondida na formação de 2009 que contribua para seu trabalho na Sala de Apoio Pedagógico?
· Socializar as questões
· Construir um cartaz elencando as questões para ir checando as demandas vencidas
ATIVIDADE 5: Retomada de aspectos fundamentais para a organização das SAP’s
a) Discutir :
· O que se espera do trabalho desenvolvido na SAP?
· Que alunos deverão ser atendidos prioritariamente nas salas de SAP?
· Quais critérios utilizar para a organização dos agrupamentos?
b) Buscar na Portaria 1142/08 respostas para os aspectos apontados que contribuam para esclarecer possíveis dúvidas.
c) Indicação dos Professores para Formação com a Professora Ione – SME
· Critérios de seleção :
- Professores recém designados
- Professores das escolas indicadas para acompanhamento ( Vicentina, 8 de Maio, Paulo Gomes, Sebastião, Mario Covas, Vila Nova, Guimarães, Benedito Calixto, Artur Neiva, Antonio Duarte)
c) Organização do trabalho do Professor da SAP
· O que o Professor da SAP precisa ter / construir para acompanhar e avaliar o seu trabalho?
· Listar as respostas
ATIVIDADE 6: Sondagem inicial para os alunos de SAP
a) Em pequenos grupos, refletir sobre:
· Que aspectos considerar na sondagem dos alunos encaminhados à SAP?
· A partir dos aspectos considerados, que instrumentos serão mais adequados para a realização do diagnóstico?
· Como realizar o registro da sondagem realizada (aspectos observados)?
b) Socialização das discussões.
c) Apresentação de proposta de sondagem inicial para alunos de SAP.
ATIVIDADE 7: Análise de escrita e preenchimento de planilha de sondagem
Em duplas:
a) Analisar produção escrita de três alunos verificando o que já sabem sobre:
· o sistema de escrita;
· produção escrita;
b) Preencher a planilha de sondagem (Anexo 1).
c) Socialização das discussões e esclarecimento de dúvidas.
ATIVIDADE 8: Materiais para subsídio do trabalho do professor de SAP
a) Apresentar o material de SAP produzido por SME;
b) Apresentar como os Guias de Planejamento e Orientações Didáticas do 2°, 3° e 4° Anos (PIC e Regular) podem contribuir para o planejamento de atividades que atendam às necessidades específicas de cada agrupamento.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário