quarta-feira, 6 de maio de 2009

2º ENCONTRO SAP

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA


2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO – DOT-P e Professores SAP

08.04.2009

OBJETIVOS:

1. Refletir sobre a sondagem inicial dos alunos encaminhados para a SAP
2. Analisar os indicadores de leitura e de escrita presentes nas sondagens

CONTEÚDOS:

· Análise de produções de alunos
· Observáveis nas sondagens de leitura e de escrita

ATIVIDADE 1: Leitura pelo formador


ATIVIDADE 2: Análise de escrita e preenchimento de planilha de sondagem

Em duplas:
a) Analisar produção escrita de alunos verificando o que já sabem sobre:
· o sistema de escrita;
· produção escrita;
b) Preencher a planilha de sondagem (Anexo 1).
c) Socialização das discussões e esclarecimento de dúvidas.
d) A partir dessa sondagem inicial que AÇÔES você desencadearia para o trabalho com esses alunos?

Cola:
Agrupamentos
Levantamento dos saberes dos alunos
- o que sabem
- o que precisam saber
Planejamento de situações didáticas (atividades de escrita)
- segmentação de texto
- segmentação de palavras
- linguagem adequada ao gênero
- escrita alfabética
Modalidade organizativa adequada


ATIVIDADE 3: Diagnóstico do domínio dos Padrões da escrita

No data show apresentar um exemplo de levantamento dos problemas identificados na reescrita de um aluno e como preencher a tabela de síntese do diagnóstico.
(APRENDER OS PADRÕES DA LINGUAGEM ESCRITA DE MODO REFLEXIXO - INTRODUÇÃO – págs 10 a 14)




ATIVIDADE 4: Diagnóstico Fase 1 - Leitura

No data show apresentar um exemplo de uso de marcações de leitura
(APRENDER OS PADRÕES DA LINGUAGEM ESCRITA DE MODO REFLEXIXO - INTRODUÇÃO – págs 7 e 8)


ATIVIDADE 5: Metacognição

Conteúdo trabalhado no encontro
Dúvidas que permaneceram



ATIVIDADE : TAREFA

Enviar os modelos de sondagem (XEROX BEM LEGÍVEL DE UM AGRUPAMENTO)
Entregar as planilhas de sondagem para DOT P até 17 de abril



PRÓXIMO ENCONTRO
06/05/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário