quinta-feira, 7 de maio de 2009

4º Encontro - Alfabetização

FORMAÇÃO – LER E ESCREVER
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
4º ENCONTRO

Objetivo:
Discutir sobre os procedimentos possíveis e/ou necessários para ler quando não se sabe ler:
Combinar estratégias de decodificação com estratégias antecipatórias e de verificação: o uso do conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras e também das suposições que se pode fazer a partir de informações parciais sobre o significado das palavras.
Analisar atividades que põem em uso esses procedimentos e por que elas ajudam a aprender a ler e escrever.

Conteúdos:
· Estratégias de leitura
Situação didática que demanda o uso dos procedimentos de leitura para quem ainda não sabe ler e escrever convencionalmente.
Análise de situações didáticas.

Materiais:
· Coletânea de atividade de leitura
· Texto: Aspectos que determinam uma boa situação de aprendizagem – Texto adaptado por Rosa Mª Antunes de Barros.
· Texto: Sobre as atividades permanentes de alfabetização. – Organizado por Rosaura Soligo e Rosa Veliago.

1º Momento: Leitura prazer – “Felicidade Clandestina” – Clarice Lispector.

2º Momento: Retomada do encontro anterior.
Organização em pequenos grupos para socialização da realização das atividades:
o A realização das atividades.
o As questões que se colocaram durante a realização das atividades com os alunos
o As dificuldades de natureza pedagógica que se colocam para você na utilização do material de TOF.

3º Momento: Leitura do texto “Aspectos que determinam uma boa situação de aprendizagem”.
Questões para reflexão e socialização:

o O que caracteriza uma situação de aprendizagem?
o Quais os princípios de uma boa situação de aprendizagem?
o Identifique estes princípios na atividade relatada no texto: “A intervenção docente na alfabetização inicial” – Claudia Molinari.
o
4º Momento: Análise de atividades de leitura e escrita.

5º Momento: Trabalho Pessoal
· Leitura do texto: “Atividades permanentes de alfabetização” - Questões para orientar a leitura:

o Qual o objetivo das atividades permanentes? Com que periodicidade elas podem ser realizadas?
o Por que as atividades de análise e reflexão sobre a língua devem ser atividades permanentes?
o Que propostas aparecem no texto para as crianças que ainda não estabelecem relação entre a fala e a escrita?
o Quais as atividades descritas neste material que você não realiza? Por quê?

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