terça-feira, 5 de maio de 2009

FORMAÇÃO CPs - EIXO 1 - 13/03/09

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA


1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CICLO I
DOT-P e Coordenadores Pedagógicos
13.03.2008

Objetivos :
ü Discutir como e por que fazer sondagem
ü Orientar a realização da sondagem e discuti-la como instrumento pedagógico que orienta o planejamento e as intervenções do professor
ü Discutir hipóteses de escrita de alunos que ainda não sabem ler e escrever convencionalmente

1ª Atividade :

1. Leitura pelo formador : O resultado. In: O doido da garrafa. Adriana Falcão. São Paulo, Planeta, 2003.


2ª Atividade : Combinados

§ Pontualidade
§ Assiduidade
§ Conversas paralelas
§ Tarefas e leituras
§ Registro do fazer pedagógico
§ Registro reflexivo do encontro


3ª Atividade :

Análise de atividades utilizadas como sondagens em algumas escolas

ü em pequenos grupos, analisar e registrar em papel Kraft:
a) Estas atividades podem ser utilizadas como sondagem? Justifiquem.
b) É possível saber sobre as hipóteses das crianças a partir da análise destas atividades?
Se sim, como.
Se não, justifiquem.

ü Socializar os registros

Colinha:
ü Retomar os registros das análises das atividades e problematizá-las:
a) as propostas estão coerentes com a concepção de alfabetização que estamos trabalhando?
b) Na Sondagem 1 : Em que estas gravuras ajudam? E a disposição do papel? Mesmo que não fossem usadas as gravuras, seria adequado usar esta lista de nome de animais?
c) Na Sondagem 2 : Por que usar gravuras? Esta lista é adequada?
d) Na Sondagem 3 : A proposta está de acordo com a concepção de alfabetização do programa?

ü No coletivo, discutir e registrar :
- O QUE É UMA BOA PROPOSTA DE SONDAGEM ?

4ª Atividade:
Sugestão de Leitura:
§ TOF volume 1 – páginas 35 a 37
§ TOF volume 1 – páginas 46 e 47 ( orientações)
§ Texto 5 Bloco 2 - GEHCT


5ª Atividade:

Metacognição

· Sobre o que falamos hoje
· Estratégias formativas:
- ativar conhecimento prévio (atividade em grupo)
- registro durante a atividade ( individual e coletivo)
- socialização (ampliar o conhecimento, verificação)
- confronto com o material teórico


PRÓXIMO ENCONTRO : 19.03.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário