SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CICLO I
DOT-P e Coordenadores Pedagógicos
19.03.2008
Objetivos :
ü Orientar a realização da sondagem e discuti-la como instrumento pedagógico que orienta o planejamento e as intervenções do professor
ü Discutir hipóteses de escrita de alunos que ainda não sabem ler e escrever convencionalmente
ü Diferenciar tipos de leitura
1ª Atividade :
1. Leitura pelo formador : Onde os oceanos se encontram. In: Doze reis e a moça no labirinto do vento. Marina Colasanti. São Paulo, Global, 2003.
2ª Atividade :
Leitura compartilhada do texto “Para conhecer a nova turma” – Nova Escola, Edição Especial, Março 2009.
3ª Atividade :
Em pequenos grupos produtivos, entregar escritas de alunos:
a) analisar a hipótese na qual o aluno se encontra
b) o que cada aluno já sabe sobre a escrita (utilizar como apoio o Power point das hipóteses)
c) socialização
d) O que o CP precisa saber para orientar/ acompanhar os momentos de diagnóstico na U.E.
4ª Atividade:
Tarefa
Leitura do texto: Contribuições à prática pedagógica 2
· anotar as orientações / sugestões dadas para o trabalho didático do professor em cada um dos itens
· indicar atividade e / ou ações do professor que contemplem cada uma das indicações
· destacar entre as intervenções quais mais ajudam as crianças com hipótese pré silábica
5ª Atividade:
Metacognição
· Sobre o que falamos hoje
· Estratégias formativas:
- ativar conhecimento prévio (atividade em grupo)
- socialização (ampliar o conhecimento, verificação, circulação de informação)
- confronto com o material teórico
PRÓXIMO ENCONTRO : 20.03.2009
terça-feira, 5 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário