terça-feira, 5 de maio de 2009

FORMAÇÃO CPs - EIXO 1 - 20/03/09

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA


3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CICLO I
DOT-P e Coordenadores Pedagógicos
20.03.2008

Objetivos :
Analisar situações de crianças em atividade de sondagem e as intervenções do professor
Apresentar a organização de uma rotina de leitura e escrita
Discutir a organização de uma rotina

Conteúdos :

· Vídeo PROFA : A construção da escrita
· Situações didáticas que a rotina deve contemplar

1ª Atividade :

1. Leitura pelo formador :

2ª Atividade :
Retomar a tarefa : Leitura do texto: Contribuições à prática pedagógica 2
· anotar as orientações / sugestões dadas para o trabalho didático do professor em cada um dos itens
· indicar atividade e / ou ações do professor que contemplem cada uma das indicações
· destacar entre as intervenções quais mais ajudam as crianças com hipótese pré silábica

3ª Atividade :
Apresentação do vídeo: A construção da Escrita ( Módulo 1 – Programa nº 3 PROFA)
Atentar para:
a) as intervenções da entrevistadora
b) as respostas das crianças
c) os comentários da narradora

Pois são pistas importantes para a reflexão sobre como pensam as crianças no processo de aquisição da escrita e sobre porque realizar a sondagem periodicamente.

4ª Atividade:

O que é ROTINA ?


Apresentar as Situações didáticas que a rotina deve contemplar
(TOF volume 1 páginas 39 e 40)
Discutir conceitualmente os elementos presentes em cada uma das situações didáticas

5ª Atividade:
Leitura do texto “Organizar a Rotina” – Nova Escola – Edição Especial março 2009.

6ª Atividade:
Metacognição

· Sobre o que falamos hoje
· Estratégias formativas:


PRÓXIMO ENCONTRO : 26.03.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário