terça-feira, 5 de maio de 2009

FORMAÇÃO CPs - EIXO 1 - 26/03/09

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA


4º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CICLO I
DOT-P e Coordenadores Pedagógicos
26.03.2008



Objetivos:

Apresentar a organização de uma rotina de leitura e escrita;
Analisar a organização da rotina em dois modelos

Conteúdos :
Análise de rotinas
Análise de uma pauta de JEIF

1ª Atividade :
Leitura pelo formador :


2ª Atividade :
Análise de duas rotinas

Em pequenos grupos, analisar os dois modelos de rotinas apresentados e responder, por escrito, as seguintes questões:

a) O que cada rotina revela sobre o que pensa o professor a respeito das situações de ensino e aprendizagem?
b) O que você observa em cada uma das atividades propostas ? O que os alunos aprendem com elas?

Socialização com leitura dos registros escritos pelos grupos

3ª Atividade :

a) Em dupla ou trio, analisar a seqüência de uma pauta de formação de um CP, desenvolvida em JEIF, e tentar estabelecer a lógica subjacente a ela, considerando as seguintes questões:
§ Por que o CP utilizou a estratégia de analisar uma rotina de leitura e escrita?
§ Qual conteúdo que o Coordenador queria trabalhar?
§ Por que o Coordenador encaminhou perguntas sobre as rotinas?
§ Por que o utilizou a estratégia de análise de rotinas em pequenos grupos de professores?
§ Você acha que seria adequado o Coordenador fazer intervenções nos pequenos grupos? Justifique.
§ Por que produzir um resultado escrito (por grupo) a ser compartilhado?


4ª Atividade

Metacognição

- Conteúdo desenvolvido no encontro
- Estratégias Formativas


5ª Atividade

Tarefa :

Após dois encontros de formação, nos quais tratou-se de apresentar e discutir coletivamente as situações didáticas que uma rotina deve contemplar, agora é a sua vez.
Analise uma das rotinas da sua escola, com base na proposta do Programa Ler e Escrever, considerando:
a) pontos positivos que a rotina apresentou
b) atividades que precisam ser problematizadas
c) suas possíveis intervenções junto à professora
Entregar , no próximo encontro, para devolutiva das formadoras


Sugestões de Leitura :
- TOF volume 1 – páginas 38 a 43.
- TOF volume 2 – páginas 20 a 25.
- TOF volume 3 – páginas 19 e 20.
- 2º ano volume 1 – páginas 39 a 41.
- 2º ano volume 2 – páginas 33 a 36.




PRÓXIMO ENCONTRO

27/03/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário