SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
4º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CICLO I
DOT-P e Coordenadores Pedagógicos
26.03.2008
Objetivos:
Apresentar a organização de uma rotina de leitura e escrita;
Analisar a organização da rotina em dois modelos
Conteúdos :
Análise de rotinas
Análise de uma pauta de JEIF
1ª Atividade :
Leitura pelo formador :
2ª Atividade :
Análise de duas rotinas
Em pequenos grupos, analisar os dois modelos de rotinas apresentados e responder, por escrito, as seguintes questões:
a) O que cada rotina revela sobre o que pensa o professor a respeito das situações de ensino e aprendizagem?
b) O que você observa em cada uma das atividades propostas ? O que os alunos aprendem com elas?
Socialização com leitura dos registros escritos pelos grupos
3ª Atividade :
a) Em dupla ou trio, analisar a seqüência de uma pauta de formação de um CP, desenvolvida em JEIF, e tentar estabelecer a lógica subjacente a ela, considerando as seguintes questões:
§ Por que o CP utilizou a estratégia de analisar uma rotina de leitura e escrita?
§ Qual conteúdo que o Coordenador queria trabalhar?
§ Por que o Coordenador encaminhou perguntas sobre as rotinas?
§ Por que o utilizou a estratégia de análise de rotinas em pequenos grupos de professores?
§ Você acha que seria adequado o Coordenador fazer intervenções nos pequenos grupos? Justifique.
§ Por que produzir um resultado escrito (por grupo) a ser compartilhado?
4ª Atividade
Metacognição
- Conteúdo desenvolvido no encontro
- Estratégias Formativas
5ª Atividade
Tarefa :
Após dois encontros de formação, nos quais tratou-se de apresentar e discutir coletivamente as situações didáticas que uma rotina deve contemplar, agora é a sua vez.
Analise uma das rotinas da sua escola, com base na proposta do Programa Ler e Escrever, considerando:
a) pontos positivos que a rotina apresentou
b) atividades que precisam ser problematizadas
c) suas possíveis intervenções junto à professora
Entregar , no próximo encontro, para devolutiva das formadoras
Sugestões de Leitura :
- TOF volume 1 – páginas 38 a 43.
- TOF volume 2 – páginas 20 a 25.
- TOF volume 3 – páginas 19 e 20.
- 2º ano volume 1 – páginas 39 a 41.
- 2º ano volume 2 – páginas 33 a 36.
PRÓXIMO ENCONTRO
27/03/2009
terça-feira, 5 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário