terça-feira, 5 de maio de 2009

FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PRODUÇÃO DE TEXTO (4)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA


4º ENCONTRO DE FORMAÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO
DOT-P e Professores
28.04.2009


Objetivos:
Revisitar nas Orientações Curriculares as expectativas de aprendizagem de produção escrita para discutir como o professor pode organizar seu trabalho de maneira que os alunos desenvolvam as competências propostas;
Explicitar o tratamento didático para ensinar os procedimentos de revisão de textos.

Conteúdos:

Tratamento Didático para ensinar procedimentos de revisar textos

Materiais:
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 2º ano – Vol. 2
Texto: “O Contexto de Produção dos Textos” – Kátia Brakling


1ª Atividade :

Leitura pelo formador



2ª Atividade :
Retomada da Tarefa
RECOLHER A TAREFA DO 2º ENCONTRO PARA POSTERIOR DEVOLUTIVA

Retomada da tarefa do 3º Encontro
Realizar a leitura dos encaminhamentos propostos nas atividades no Guia de Planejamento do seu ano ciclo em relação ao trabalho com revisão de textos e trazer anotações sobre suas dúvidas ou aspectos que considerou relevante para que o aluno se aproprie dos procedimentos de revisão de textos.
LEVANTAMENTO DAS DÚVIDAS E/OU ASPECTOS RELEVANTES
Em todos os Guias há trabalho com Revisão. É importante que o professor perceba que a Produção e Revisão Textual fazem parte de um Projeto Didático.
Pode-se falar do Contexto de Produção
Por que PROJETO : porque é didático e comunicativo. (Délia Lerner)

A Revisão nos Guias :

Guia do 2º ano volume 1 (marrom) = Projeto Didático : Animais do Mar
- Etapa 3 : Escrever vê reescrever (pág.130)
- Atividade 3C = Revisão Coletiva : Linguagem
- Atividade 3D = revisão Coletiva : Ortografia e Separação de texto
- Atividade 3E = Revisão dos próprios textos

Guia do 2º ano volume 2 (roxo) = Projeto Didático : Quem reescreve um conto, aprende um tanto!
- Etapa 5 : Revisão dos textos escritos pelos alunos (pág. 130)
- Atividade 5A = Revisão coletiva – linguagem
- Atividade 5B = Revisão em duplas
- Atividade 5C = Revisão dos alunos com ajuda da professora

Guia do 3º ano = Projeto : Confabulando com fábulas
- Etapa 4 : Reescrita e revisão em duplas (pág. 86)
- Atividade 4C = Revisão coletiva do texto da dupla
- Atividade 4D = Revisão do texto da dupla

Guia do 3º ano = Sequência Didática de produção de cartas de leitor
- Etapa 4 : Leitura e produção de cartas de leitor (pág. 194 e 197)
- Atividade 4B = Revisando a carta produzida
- Atividade 5B = Revisando a carta produzida

Guia do 3º ano PIC = Projeto Fábulas
- Atividade 6C = Revisão da fábula “O menino que mentia” (pág. 34)
- Atividade 9C = Revisão da fábula “ O leão e o ratinho” (pág. 41)

Guia do 3º ano PIC = Sequência Didática de cartas do leitor
- Bloco 3 : Planejamento e escrita da carta para enviar às revistas (pág. 83)
- Atividade 3 = Revisão da carta

Guia do 4º ano = Projeto didático : Uma lenda, duas lendas, tantas lendas (págs. 74 e 75)
- Atividade 13 = Revisando as lendas e editorando-as

Guia do 4º ano PIC – volume 2 – Projeto Contos de Assombração
- Etapa 7 = Revisão coletiva, em etapas, dos dois contos reescritos coletivamente pelos alunos, para aprender a escrever e ao mesmo tempo revisar o gênero em estudo (pág. 70)
- Etapa 8 = Revisão em duplas de um conto reescrito coletivamente, para que os alunos percebam o que já conseguem fazer sozinhos e aprendam mais com a situação didática (pág.100)
- Etapa 10 = Revisão da reescrita em duplas, com o apoio do professor, para que aprendam a escrever e revisar o gênero em estudo (pág.103)
- Etapa 11 = Revisão, pelo professor, da reescrita feita pelas duplas – o professor deixa recados para os alunos reverem determinados pontos
- Etapa 12 = Revisão da reescrita produzida pelas duplas, feita por outra dupla (pág. 125)
- Etapa 13 = Revisão final realizada pelo professor (pág. 131)

Guia do 4º ano PIC – volume 3 – Projeto didático : Mitos e Lendas
- Etapa 8 = revisão coletiva do final produzido (pág. 113)
- Etapa 14 = Revisão pelos alunos do trabalho feito pelos colegas (pág. 186)
- Etapa 15 = Revisão pelos alunos a partir de suas sugestões em relação a aspectos discursivos, notacionais e ortográficos (pág.198)
- Etapa 16 = Revisão final da lenda produzida (pág.205)


3ª Atividade :
Revisão do texto do Matheus
Coletivamente, fazer a leitura do texto-fonte
Entregar o texto do Matheus sem os erros ortográficos
Revisar, focando os 4 primeiros parágrafos do texto
a) Discutir o contexto de produção
1º parágrafo do texto do Matheus
b) Melhora dos aspectos textuais do 1º parágrafo
c) Revisar pensando no leitor
2º e 3º parágrafo do texto do Matheus
a) Na síntese da história o menino omitiu informações. Problematizar com o professor essa decisão didática no momento da revisão.
b) É preciso discutir o uso do “aí”
4º parágrafo do texto do Matheus
Levantar com os professores as decisões didáticas para continuar a revisar.
Retomar o movimento metodológico do Guia para discussão com o professor (inicialmente se faz a proposta da revisão com o professor e posteriormente a revisão é em dupla

Antes da Reescrita :
recuperar as informações relevantes (listar os acontecimentos)
levantar, no texto-fonte, os articuladores temporais (listar)
levantar, no texto-fonte, os recursos de coesão referencial

Revisão :
aspectos textuais : ausência de informações relevantes, articuladores temporais (aí), pontuação do discurso direto


4ª Atividade :
Tarefa :
Realizar a leitura do texto da Kátia Bräkling - “ O Contexto de Produção de Textos”
Fazer o registro das suas observações


5ª Atividade :
Metacognição

a) Conteúdo do encontro
b) Dúvidas que permaneceram



PRÓXIMO ENCONTRO

.2009





























ANEXO - COLA
Destacar no texto da Kátia
A escolha do texto para discussão coletiva tem de ser sempre antecedida por uma conversa tranqüila com seu autor, durante a qual o professor evidencia as qualidades do texto e, ao mesmo tempo, propõe que a produção seja objeto coletivo de análise, tanto em seus acertos como em seus problemas.
O professor deve selecionar um aspecto discursivo ou textual que seja representativo das necessidades de aprendizagem da classe. Por exemplo: uso inadequado de conectivos; paragrafação; pontuação; falta de informações ou apresentação de informações inadequadas
Planejar o trabalho de abordagem do aspecto selecionado.
Por exemplo: se for um trabalho com uso inadequado de articuladores textuais:
a) apresentar textos nos quais o articulador foi utilizado de maneira adequada, estudando a relação que estabelece entre os segmentos de texto que articula;
b) apresentar o texto em que o articulador foi utilizado de maneira inadequada, analisando os efeitos de sentido produzidos;
c) discutir qual a intenção de significação pretendida pelo autor do texto;
d) apresentar alternativas de articuladores coerentes com essas intenções, não de maneira isolada, mas em fragmentos de textos.
Depois desse trabalho realizado, devolver os textos aos alunos, para que trabalhem em duplas, revisando, juntos, os seus textos no que se refere ao aspecto discutido coletivamente. Dois alunos juntos lêem e revisam cada um dos textos, sendo que o autor de cada texto é que o reescreve.
Não é necessário revisar todo o texto, centrar apenas nos aspectos selecionados
Recolher os textos dos alunos. Reler os textos apontando, dessa vez, aspectos de acentuação, uso de maiúscula, ou outros aspectos gramaticais/textuais mais pontuais e ortográficos – que podem representar dificuldades individuais, e não coletivas. Devolver para revisão, mais uma vez, em duplas.
Solicitar a reescrita do texto – passar a limpo -, corrigindo os novos aspectos apontados.
Recolher os textos, ler novamente, avaliar e escrever comentário considerando o que foi, de fato, apropriado pelos alunos.
a) No processo de planejamento da revisão, é importante selecionar conteúdos específicos para fazer a revisão. A revisão de todos os aspectos implicados pode resultar improdutiva, dada a complexidade da articulação de diferentes aspectos. Dessa forma, é necessário selecionar aspectos que serão tratados ou em revisões futuras, ou em atividades seqüenciadas de análise lingüística.
b) Ao selecionar aspectos para revisão, é importante priorizar, inicialmente, aqueles que comprometam a legibilidade e a compreensão do texto. Deixar aspectos pontuais para serem tratados posteriormente.
c) Para tratar coletivamente, os aspectos selecionados precisam ser representativos de dificuldades do grupo de alunos, e não de dificuldades individuais. Estas – qualquer natureza que tenham —, devem ser tratadas individualmente.
d) No processo de produção mesma do texto, assim como no processo de revisão, é indispensável o acompanhamento do trabalho das duplas e também individual do aluno, realizando-se intervenções pontuais, informando o que for necessário para que a revisão aconteça da melhor maneira.
e) É importante que os alunos realizem a discussão do que será revisado em dupla, pois se houve erro anterior, é necessário que parceiros com informações diferentes interajam, pois isso cria a possibilidade de criação de uma zona proximal de desenvolvimento, a qual, certamente, amplia as possibilidades de apropriação do que foi discutido, e a aprendizagem aconteça.
f) É bom que a reescrita do texto – “passada a limpo” – seja feita pelo produtor do mesmo, pois as decisões sobre a organização do texto, escolha de palavras e elaboração das frases e períodos, precisa ser de sua responsabilidade, ainda que com comentários do parceiro. Além disso, em especial no que se refere aos alunos dos anos iniciais de escolaridade, articular os diferentes papéis enunciativos que se assume quando se produz um texto — planejador, escritor, revisor no processo, revisor final — não é tarefa fácil; dessa forma, quando se trabalha em dupla, é possível que se vivencie esses diferentes papéis em separado, inicialmente, para depois começar a articulá-los.
g) O movimento metodológico de trabalho deve prever o trabalho em três momentos de agrupamento: coletivo maior, grupo/duplas, individual.Esse movimento é o que possibilita o trabalho em colaboração, fundamental no processo de aprendizado. Além disso, os momentos de trabalho coletivo são modelizadores de procedimentos a serem utilizados, assim orientadores de reflexões sobre o objeto em discussão.


Acrescentar outros aspectos:
Revisão é um procedimento que deve ser ensinado para as crianças. É importante considerar também a possibilidade de revisar o texto por partes. Principalmente textos mais longos
Numa situação de revisão o que está em jogo são os procedimentos que o aluno vai aprendendo durante o processo .
É preciso que os alunos encontrem problemas em seus textos e busquem junto com o professor as melhores soluções.
A revisão é um processo feito em etapas: inicialmente os aspectos discursivos (ver se o texto está legível); depois os aspectos notacionais
A revisão deve levar em conta não o que falta para que aproxime dos modelos convencionais, mas as possibilidades de seu autor, como a situação de produção .
Diferenciar a situação de revisão, quer dizer deixar descansar o texto e voltar depois de um certo tempo, quando o autor tenha esquecido o que quis dizer e se encontre apenas com o que efetivamente escreveu.

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