terça-feira, 5 de maio de 2009

FORMAÇÃO PROFESSORES PRODUÇÃO DE TEXTO (1)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA


1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO
DOT-P e Professores
16.03.2009


Objetivos:
Apresentar a proposta de formação da SME - DOT P para 2009
Discutir com os professores critérios para escolha de bons textos que sejam bons modelos para que os alunos se apropriem da linguagem que se escreve
Retomar as expectativas de aprendizagem – Produção escrita – constantes nas Orientações Curriculares Proposição de Expectativas de Aprendizagem

Conteúdos:
Aprendizagem da linguagem que se escreve
Expectativas de aprendizagem

1ª Atividade :

Leitura pelo formador : Invenção da laranja. Fernando Sabino. In: As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro. Objetiva.2007.


2ª Atividade :

a) Apresentação dos formadores e dos participantes
b) Combinados
· Pontualidade
· Assiduidade
· Entrega de tarefas
· Registro dos encontros
· Registro do acompanhamento do trabalho

3ª Atividade :
Levantamento da demanda formativa
Responder, individualmente, a questão :

Que questões você tem sobre as práticas de produção de texto e que gostaria de ver respondidas nesta formação?

Socialização e categorização das questões




4ª Atividade :

a) Proposta de formação:
Módulo de 7 encontros de 3 horas = 21 horas

b) Conteúdos de formação propostos pela SME :

1 – Aprendizagem da linguagem que se escreve

2 – Os procedimentos de escrita e revisão de textos

3 – As intervenções do professor durante as situações de produção e revisão de textos

4 – Análise das propostas didáticas que envolvem a aprendizagem da pontuação.

5 – A natureza da ortografia e as possibilidades de intervenção do professor durante a aprendizagem da norma ortográfica

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada visa favorecer a permanente reflexão sobre as práticas de leitura e escrita e a qualidade das situações didáticas que são oferecidas aos alunos. Neste sentido são priorizadas as seguintes estratégias: a reflexão sobre as práticas desenvolvidas em salas de aula e a análise das propostas didáticas contidas nos materiais do Programa Ler e Escrever.




5ª Atividade :

Coletivamente apresentar as expectativas de aprendizagem para Produção de Texto (OC pág. 38)
a) Em pequenos grupos, destacar as expectativas de produção que falam sobre Reescrita e Modelo
b) socializar e problematizar

Para o Formador : Fazer o acompanhamento nos pequenos grupos

6ª Atividade :
Levantamento dos saberes do grupo ( no grande grupo)

a) Que atividades você propõe para os alunos produzirem textos?
· Reconto X Reescrita
· Texto de memória
· Aluno que não sabe escrever pode produzir textos ?
· Produção de texto a partir de imagens

b) Quais seus procedimentos para ensinar seus alunos a produzir textos? (reescrita)



7ª Atividade :

Análise de três textos
a) Em pequenos grupos, analisar os textos sugeridos e selecionar qual deles pode ser considerado mais adequado para o trabalho com a linguagem que se escreve. Justifique os critérios utilizados
b) Socialização das discussões
Para o Formador : Fazer o acompanhamento nos pequenos grupos

8ª Atividade :
Tarefa :
a) Ler os encaminhamentos da pág. 137 do Guia do 2º ano – volume 2 (roxo)
b) Ler os encaminhamentos das páginas 118 a 122 (atividades 2ª, 2B e 2C) – leitura e análise de um texto pelo professor
c) Realizar a atividade na sua classe fazendo o seu registro reflexivo



Metacognição

a) Conteúdo do encontro
b) Dúvidas que permaneceram

Nenhum comentário:

Postar um comentário